15.3.07

Madrid - Diário de Viagem




Madrid, 20 a 22 de Dezembro de 2006

No aeroporto em Madrid fui recebida pelo Ivan e um amigo, o Jorge, que estava de carro pra me levar. Que gentis!
Nada como cavalheirismo, principalmente quando se está viajando sozinha com bagagens imensas e pesadas!
O Ivan é de Astúrias, mora em Madrid há 3 anos e vive com mais 3 amigos também asturianos: o Israel que recentemente trouxe mais uma integrante pra o apartamento, sua noiva Verônica, o Vicente, que quando eu cheguei não estava em casa porque estava de férias no Egito e o Juan, que em Asturiano se pronuncia /Xuan/.
Cada um tem sua "habitación", mas estão sempre todos na sala, onde assistem tv juntos, jantam, preparam um "porro", mas cada um com seu leptop sempre ao lado. A sala parece um locutório.
Na estante da sala ainda tem um pc que armazena os dados da rede que todos compartilham. É cheia de fios, peças de computadores... uma loucura. A primeira impressão que se tem é de que entrou na sede dos nerds, mas são uns nerds muito descolados!
O Ivan trabalha na área de redes na Telefônica (uma das corporações que está dominando o mundo!), o Vicente atende clientes também na Telefônica, o Israel trabalha numa empresa de metereologia (quando queremos saber se vai fazer muito frio em qualquer lugar, a gente pergunta pra ele...ele fica todo empolgado em responder), sua noiva Verônica está procurando emprego na área de design gráfico e Xuan é o artista da galera, trabalha com animação em 3D.
O Ivan, completamente "gentleman" me cedeu sua "habitación" e dormiu na sala, e no dia seguinte que cheguei, me levou pra passear, me mostrou o Palácio Real, Prado, Plaza Mayor, a Praça Puerta del Sol... e me levou pra comer o "bocadillo de calamares" (que é o sanduíche de lula) famoso em Madrid e tomar uma "cana" no Museu del Jamon, que é um bar de tapas cheiooooo de jamos pendurados, de todos os tipos (tem lojas em toda a parte da cidade).
No outro dia fomos pra parte mais moderna, onde tem os grandes prédios de negócios, a alma financeira da Espanha e passamos pelo estádio ......
Fim da tarde passamos em frente ao El Corte Inglês dá ... que haviam montado em sua enorme fachada, um zoológico todo de bonecos que se mexiam e cantavam "Cortilandia...la raralala..." Havia uma multidão de famílias com crianças pequenas..todos aguardando pela movimentação do cenário.
Definitivamente El Corte Inglês conquistou toda a Espanha! Onde vc vai, em qualquer lugar, tem uma grande loja que ocupa quase um quarteirão. E depois de ver a "Cortilandia" eu percebi que eles estão pra Espanha assim como Mc Donalds está para os EEUU.
A noite passamos pelo teatro La Latina... sentamos numa sorveteria super chique, numa decoração clean, e comemos um yelado muito gostoso.
Minha primeira impressão de Madrid foi de me sentir numa cidade grande, me senti em São Paulo. Achei lindo os prédios antigos, mas não me senti acolhida pela cidade. Percebi que estar ali pra passear seria bom. Mas morar... sei não...

O Natal está chegando e vamos passar com a família do Ivan em Astúrias. Preparei meu mochilão com muita roupa quentinha porque me assustaram que lá estaria muuuuito mais frio. Afinal, vamos para o Norte de Espanha.
Lá vou eu amanhã pra mais uma aventura.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nuestra querida Lara .Todos los asturianos estamos encantados con tu visita .Ya nos habíamos acostumbrados a tu Ibook y a verte con asiduidad por la casa .Una lástima esos ligamentos de la rodilla y no te confíes con la lesión,porque es una de las zonas más difíciles de curar del cuerpo .Esperamos que recuperes todo el ánimo y la energía y no cabe duda de que te devolveremos la visita muy temprano ...Cuidate mucho!