16.3.07

Andalucia - Cordoba - Diário de Viagem




Córdoba, 12 e 14 de janeiro de 2007

O Ivan tem me tratado como se eu fosse a irmã dele... muito legal.
Ficamos num hotel bacana e na própria sexta, assim que ele chegou, saímos pra jantar.
Entramos num restaurante que parecia bem típico, com uma decoração bonita... mas a medida que fomos adentrando, percebemos que o restaurante era super chique! Putz...lá vinha facada... só pensava nos meus euros indo embora...
Mas já estávamos lá..agora era curtir... pedimos um dos pratos típicos de Córdoba, o “churrasco”..pensava que era diferente..mas nada..um bifão de churrasco que tô mais que acostumada a comer em casa. Hehe.. A diferença é que paguei 17 euros nele.
O bacana foi que me perguntaram da onde eu era... e junto da sobremesa, me mandaram um prato com um creme formando a escrita BRASIl ... foi tão bonitinho... um mimo.
Voltamos cedo porque eu tava baqueada da gripe...

Dia seguinte, saímos pra conhecer a cidade.
Do hotel ao centro histórico, uma caminhada pelas margens do Quadaquivir, o rio que corta a Andalucia (tb está em Sevilla), um dos principais da Espanha.
Córdoba é toda linda, linda... cheia de casinhas branquinhas, com suas varandinhas de flores...pátios com flores, pratos decorativos nas paredes... muitas ruazinhas estreitas (que eu amo!!), muito charmoso!

Fomos então na tão esperada visita a Mesquita de Córdoba! Afinal, todos que vão a Córdoba vão por causa dela!
Mais um legado da ocupação árabe do séc. X. Sua fantástica arquitetura islâmica mesclado com transformações derivadas de seis séculos de ocupação cristiana posterior!
Do lado de fora, em suas grandes paredes de pedra que parecem muralhas, já se fica maravilhado com suas portas com arcos em ferradura...todos trabalhados...
Quando se entra, nossa... é algo encantador... todos aqueles arcos em branco e vermelho... uma grandiosidade... e a brincadeira é ficar andando pela mesquita para admirar todos os arcos, porque de acordo com o ângulo, as formas compostas por eles se mostram diferentes no nosso campo visual. Algo impressionante.

Fomos também no Alcazar... mas não é tão significativo comparado ao de Sevilla. Mas o jardim dá belas fotos!

Adorei Córdoba. Cidadezinha pequenininha... mas encantadora.
Isso que todo mundo fala que é gostoso na Espanha. Essas viagens à cidadezinhas que você pode visitar e conhecer em um dia apenas. Se visita normalmente um ou dois monumentos de maior importância, que normalmente esta incluído sua catedral ou basílica... e o resto é passear pelas ruazinhas e praças... sentar num barzinho charmoso e tomar uma cana.. comer umas tapas... muito bom!

Nenhum comentário: