16.3.07

Andalucia - Granada - Diário de Viagem

Granada, 17-18-19 de janeiro de 2007 – Quarta - Quinta e Sexta

Alquilamos un coche!!!
Na quarta-feira, dia 17, acordamos cedo e fomos pegar nosso carro alugado, um Pegeot 207, cor... LARANJA.
É pra que a gente pudesse ser vista de looonge na estrada heheh
Lu, com sono demaaaaais, porque passou a noite com seu gatinho venezuelano, foi no banco de trás, moorta.... Tais com seu mapa gigante da Espanha, com todas as auto-estradas, foi de co-pilota e eu, mais do que empolgada pra dirigir pelas estradas de Espanha afora... fui pilotando nosso” super- laranjinha”.
Só precisamos de mapa pra nos orientarmos na saída de Sevilla, depois, nas auto-estradas, foi só seguir as placas gigantes... são super bem sinalizadas e ... NÃO TEM BURACO... que beleza!

Foi uma delicia dirigir de Sevilla até Granada... acho que não deu nem 3 horas... isso porque fui super devagar porque não sabíamos se tinham radares espalhados por lá
Chegamos e fomos pro Albergue da Juventude. Excelente! Ficamos impressionadas. Um quarto só pra nós três, com banheiro, tudo super limpinho... Estacionamento e café-da-manhã incluídos...
Saímos pra ver a cidade no dia que chegamos. Já era de tarde... Passamos pela catedral, e depois andamos pelas ruazinhas que dão vista pras montanhas onde esta ALHAMBRA... e se pode ver também as montanhas com picos de neve atrás, que é a região de Sierra Nevada...

Como descrever Granada? Nossa..uma cidade muito gostosa. Linda! A parte antiga tem umas casinhas brancas que estão em ruazinhas estreitas contornando as colinas que dão vista a imponente Alhambra, a obra prima que o mundo árabe realizou ali no sul da Espanha....
Em Granada tem muitos hippies andando com pelo menos dois cachorros atrás... a galera que sai fazendo trilha pelas montanhas pra fumar um e não fazer mais “porra nenhuma” e curtir o “visú”.... Um certo clima meio de Pirinópolis... tudo relax...
Assistimos ao pôr-do-sol do mirante... uma vista deslumbrante. Pudemos avistar as muralhas da Alhambra nas montanhas, sob todas as cores do céu, que foi escurecendo lentamente... um deleite.
Sem dúvidas a principal atração de Granada é a Alhambra. Uma fortaleza que tem grande parte de arquitetura islâmica. Um dos maiores tesouros que a invasão árabe deixou pra Espanha.
Eu estava muito ansiosa pra ver. Depois da pequena mostra do Alcazar de Sevilla, estava louca pra chegar lá.
À noite, pra entrar no clima zen da cidade, compramos um vinho no supermercado do El Corte Inglês (que, claro, está em todos os cantinhos de ESPANHA). E fomos pro albergue...
Fizemos sanduichinhos pro piquenique planejado pro dia seguinte na Alhambra... bebemos... rimos das besteiras mais idiotas.... e fomos sonhar com as “mil e uma noites” hehe
Na quinta acordamos cedo, tomamos o café-da-manhã no albergue, que aliás, é excelente! Tinha um forninho maneiríssimo pra tostar o pão.... era uma esteirinha onde você colocava na entrada... e pegava o pão tostadinho já na saída... Roubamos uns donuts pra o piquenique hehe,
Comidas... e prontas fomos pegar o ônibus pra Alhambra. Nem é tão longe, mas a subidinha é que mata.
Iniciamos nossa jornada. Cada uma com seu foninho de guia. Do inicio ao fim, foi puro deslumbramento!
O que é este lugar!! Um sonho... Acho que fui em outra vida uma das esposas do sultão... hehe

Tínhamos o bilhete da manhã. Porque lá eles dividem em dois turnos. Quem entra pela manhã tem até às 14:30 para sair.
Depois de andar.... andar... e ver tudo... já eram quase 14h e resolvemos fazer o nosso piquenique... estiramos cangas, sendo que uma delas era “a mais discreta” com a bandeira do Brasil... e colocamos nossos suquinhos, sanduichinhos, chocolates, donuts etc... Estamos todas empolgadas e moortas de fome, prontas pra devorar tudo, quando vem uma guardinha filha-da-mãe, dizer que não podíamos comer ali dentro. Ficamos muito furiosas... A gente viu um monte de gente comendo pelos parques e jardins, só porque tínhamos preparado o piquenique “profi”, eles vieram encher o saco.
Mortas de fome... saímos da Alhambra e montamos na entrada nosso super lanche... Comemos e ficamos estiradas ali até o fim da tarde. Só não apagamos ali porque começou a esfriar muito e o chão estava gelado!
Expulsas pelo frio desta vez..descemos a montanha, voltamos felizes pro albergue e estamos aqui agora decidindo o itinerário da nossa viagem de volta: De Granada vamos pra Sierra Nevada, que é uma estação de esqui. Porque as duas nunca viram neve na vida e estão enlouquecendo pra ir ver. Eu só vi um pouquinho qd estive nos Lagos em Astúrias e tb nunca estive numa estação de esqui. Então, depois de Sierra Nevada vamos pra Ronda que é uma cidadezinha também da região montanhosa e super linda, segundo informações, e de lá voltaremos pra Sevilla.