16.3.07

Andalucia - Sevilla II - Diário de Viagem







Sevilla, 14 a 16 de janeiro de 2007

Domingo eu voltei pra Sevilla e Ivan voltou pra Madrid. Lá fui eu em mais uma viagem... eu, meu mochilão e meu livro inseparável... o guia de Espanha J Muitas paisagens pela janela... muitos pensamentos voando... uma solidão que as vezes angustia e as vezes te ajuda a entender melhor as coisas...
Cheguei em Sevilla e fui passear pela cidade.
Fui pro centro e me perdi nas ruazinhas. Sozinha... fiquei lá...sem rumo e apreciando tudo, cada detalhe...
A medida que você vai observando...um portão que aparentemente e só um portão em dos prédios nas calles pequenitas, na verdade são entradas pra pátios antigos e muito muito lindos. Os pátios são parte integrante da arquitetura do sul da Espanha, herança da arquitetura islâmica.

Fui ate a praça nova... uma praça moderna inserida no centro histórico, a fundação de LA CAIXA, um dos mais importantes bancos da Espanha, patrocinou um artista chamado Igor Mitoraj... que espalhou suas enormes esculturas pela praça. Um ar surrealista pois se observa coisas do tipo: uma escultura de um rosto gigante, como se uma cabeça de um gigante tivesse rolado pela praça...

De lá fui pra Plaza del Toro. As touradas só acontecem de abril a setembro. No resto do ano eles abrem a arena para visitação. A visita e guiada e inclui um tour pelo museu que fizeram com roupas, assessórios e cartazes das touradas mais antigas... interessante.

Na segunda fui subir na Giralda. Primeiro visitei a Catedral. Gigante. Um catedral gótica com todos os arcos em ogiva e vitrais coloridos, mas com um altar barroco, acrescentado no séc. ... e que e um dos altares maiores... todo em ouro.. impressionante.
Eu sei que o tempo todo estou usando a palavra impressionante, mas e que de fato todas essas coisas impressionam. E de abri a boca e babar.
O coral e o órgão e enorme e ali pensei: “Daria tudo pra ouvir um coral cantando com um órgão destes tocando numa destas catedrais góticas! Deve ser algo divino!”

Depois de babar pela catedral..subi a torre... putz ... ninguém merece... Não são escadas, mas são 42 rampas!!! Já estava botando os bofe pra fora... Fora os casacos... a medida que vamos subindo, o esforço físico vai fazendo você “descascar”... primeiro tira as luvas e cachecol..depois o casaco...depois você já ta morrendo de calor... uma maratona. Bom... pelo menos pra mim que não sou digamos assim, uma atleta em plena forma... mas ate ando já com as batatinhas da perna bem saradas depois desses meses de caminhas mundo afora.

De lá fui buscar a Tais e sua amiga Luciana que estavam vindo de Barcelona para Sevilla. Marquei com elas na Praça de Espanha, obra principal do arquiteto Aníbal Gonzalez que a construiu em 1928, utilizando materiais fundamentais para tendência regionalista, como os ladrilhos e azulejos sevillanos.
Enquanto elas não chegavam, fiquei tirando fotos da praça que e linda. A praça e rodeada em 200 m de diâmetro por um banquinho com azulejos decorativos, temáticos de cada Província de Espanha.
Um cara ficou me observando e veio se oferecer para tirar fotos minhas. Aproveitei que tinha um fotografo e lá fui: “strake a pose”... O carinha quis se enturmar, mas não rolou não...
As meninas chegaram e depois de mais sessões de fotos com elas... fomos procurar um albergue. (Devo ter mais fotos nesta praça de Espanha do que em toda Sevilla)

Resolveram ficar no centro mesmo e procurar um albergue por lá. Acharam um super barato, 15 euros e bacaninha... todo de azulejinho... e ainda ficaram no terraço... adoraram.

De noite, todas varadas de fome e querendo economizar, compramos um bocadillo numa padaria...e um vinhozinho... e fomos pra uma praça.. Fazer BOTELLON... heheh O botellon esta proibido porque se tornou um problema social. São as reuniões de jovens em praça publica pra beber e ficar a toa... Como nos 3 iríamos ser discretas e não íamos cometer nenhum vandalismo... arriscamos e ficamos lá... bebendo...contando causos... falando das viagens... e claro...3 mulheres juntas tinham que acabar falando dos amores... na verdade mais dos desamores do que amores... e da vontade de mandar todos os ex pro inferno de onde vieram pra nos atormentar.
E claro...no fim..um brinde... afinal... que importam eles...se nos estamos ali..felizes e aproveitando a vida??
Dia seguinte eu resolvi sair da casa da Liliane e me juntar as meninas no hostel.
Resolvemos fazer passeio de charrete J Quem disse que charrete e so pra casais em lua de mel?? Nos curtimos a beca...Mil fotos, videozinhos e muita zoação com os carros que passavam pela gente... Andamos toda Sevilla histórica... entramos no Parque Maria Luiza... Nos deixou em frente ao hotel Carlos Alfonzo XIII..que mais parece um palácio...
De lá fomos pra catedral, que elas queriam subir na Giralda.. (Lá fui eu ...de novo!!) Mais 42 rampinhas... arf arf... aja preparo físico!
Depois entramos no Alcazar... esse eu adorei voltar J E como já tinha conhecido o Alcazar... preferi ficar no Pátio, que mais me havia encantado... enquanto elas iam conhecer os jardins.
Na saída, elas me aparecem com 3 chicos que “acharam” nos jardins... hehe
Conheceram 3 venezuelanos... Dava certinho um pra cada, se não fosse o simples fato de que apenas um era “guapinho”.
Perambulamos bares... à noite caiu e os meninos que estavam de carro, nos levaram pra passear ate Triana, o bairro que fica no outro lado da ponte...fomos parar em um bar com um show de um guitarrista flamenco...
Pensávamos que ia ter show de dança flamenca..mas era so o guitarrista..com uma voz...uau...
Eu me empolguei... LÓGICO... e comecei a dançar... tentando ser fiel ao flamenco que aprendi muito por alto em duas aulas que fiz anoooos atrás ... E o mais engraçado foi que tinham umas gringas (bem nórdicas) que acharam que eu fosse profissional ou no mínimo uma espanhola autentica..e começaram a tentar me imitar..ficavam em volta de mim, me observando e tentando dançar igual... hahaha foi o mais divertido da noite...
Isso foi realmente divertido... porque me esquivar do venezuelano chato numero 3, que não parava de me encher a paciência querendo um beijo, foi de lascar.. Aturei aquilo a noite toda... tudo pra estar junto das meninas...porque a Lu se enturmou com o gatinho e tava toda feliz da vida...
Uma coisa eu tenho que aprender... depois de muitos dias que tive que estar sozinha, se percebe que de fato e verdade que “Antes só do que mal acompanhado”. Eu devia ter deixado as meninas com os chatonildos e ido pra outro canto... agüentar homem incoveniente, ninguém no mundo merece! Alias queria entender esses homens que não se conformam com um não. Porque eles insistem?? Não basta receber um não delicado? Precisam se humilhar ate receber um fora grosseiro??? Não entendo.

Bom... o plano era dormir cedo, para alugar o carro de manha bem cedo e viajar pra Granada.
Não conseguimos dormir cedo (alias, a Lu nem dormiu hehehe) e tão pouco conseguimos acordar super cedo...mas pelo menos umas 10 horas..pra ir atrás do carro.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como vc. é linda!

Vitor Hugo Guimarães
Riobeirão Preto - SP