15.3.07

Madrid II - Diário de Viagem






Madrid, 26 a 31 de Dezembro de 2006

De volta a Madrid e Ivan ainda de férias, saímos para passear no Parque de Bom Retiro. Um enorme parque com esculturas, fontes, lago e muitas pessoas andando de pedalinho, mesmo no inverno. Diz o Ivan que no verão as pessoas fazem piquenique e adoram ir pra lá pra se encontrar.
Andamos depois na Gran Via, a rua mais badalada de Madrid, onde tem os teatros apresentando um musical atrás do outro. Estavam em cartaz: “Mama Mia”, “Hoy no me Puedo Levantar” entre outros.
Noutro dia fomos ao cinema num cine antigo. Ai que charme! No Hall de entrada um lustre magnífico, escadarias em mármore... espelhos e carpetes... Ai que raiva de todas as Igrejas Universais que acabaram com nossos cinemas antigos!!! Como seria lindo mantê-los... todos. O cinema me impressionou muito mais que a “película”, tanto que nem lembro qual foi o filme que assistimos naquele dia, acho que foi “Hollyday”, nem sei mais.
Tiramos um dia para fazermos uma visita ao Escorial, fora de Madrid. O Monastério de EL Escorial é onde tem el Panteon com os túmulos de todos os reis da Espanha.
Tivemos que pegar o trem na estação da ATOCHA, onde teve o famoso atentado do ETA no ano de 2004.
Atocha é linda... uma estação antiga e dentro fizeram um jardim que é um mini jardim botânico. Muito louco aquilo, no meio de uma estação de trem, um jardim daqueles.

Ivan voltou a trabalhar e tive que continuar meu tour por Madrid sozinha.
Lá fui eu com meu super mapa e uma lista de lugares que queria conhecer.
O bom de sair sozinha e com mapa é que vc começa realmente a se situar na cidade. A perceber quais ruas dão em quais lugares... Foi quando percebi que Madrid nem é tão grande como parecia e que é bem tranqüilo andar por tudo.

Fui ao Museu Reina Sofia onde tem a GUERNICA de Picasso.Não podia tirar foto... mas me fiz de desentendida, de gringa burra, e tirei foto...
Depois de ver algumas mostras temporais em bienais, e de ter ido duas vezes ao Museu Picasso em Barcelona, sinceramente acho que todas as obras de Picasso foram meros preparatórios para a grande obra final, a Guernica! Acho que sua missão na terra era pintar aquela tela.

Fui uma noite pra uma disco com o Ivan. A disco era ótima, super linda. Muitos gatinhos... mas eu estava ao lado de um homem. E por mais que este homem seja amigo ou irmão, é um espanta homens. Eu estava de empata do Ivan e vice versa... de vez em quando eu ia ao toillet só pra dar uma escapadinha.

Dia 30,último sábado do ano... queria sair de qualquer jeito! E queria sair pra guerra! 
A Tais tinha me dado o contato de uma amiga dela que morava em Madrid, a Talia.
Lá fui eu pra mais um encontro às escuras... Ela me convidou pra uma balada e antes um esquenta na casa dela. Cheguei lá e estava também uma amiga dela de El Salvador, a Amy.
Em cinco minutos ficamos amigas de infância e depois de esvaziarmos uma garrafa de Vodka com energético, fomos pro tal do Supersônico, porque a Talia queria se encontrar com o Dj ... rolo antigo. Eu que não costumo beber muito, estava ligada na tomada.... O lugar era super cool... galera do rock, com um toque retrô, dançamos que nem loucas... E a doida da Talia com seu Dj de franja na cara, tropeçaram um no outro caíram juntos e com taças nas mãos. Resultado, ela cortou o nariz com a taça que se espatifou ... A Amy a socorreu toda preocupada enquanto Talia, toda ensangüentada, morria de rir e se divertia com a presepada.... De fato o melhor anestésico é o álcool! Hehe

Dormi na casa da Talia. Acordei às 7h da manhã, no sofá com os pés gelados... Levantei, tomei um banho bem quente, me arrumei e resolvi ir pra casa. À caminho do metro, pensei: “O Prado tem entrada gratuita aos domingo... eu bem que podia já aproveitar que estou de pé...”. Daí nem pensei duas vezes, fui direto para o Prado.
O museu abria às 9h e eu cheguei 15 pras 9h. Havia uma fila de umas 20 pessoas. Entrei tranquilamente... Estava completamente de ressaca, meio zumbi depois de ter dormido só 3h depois de uma balada “fuerte”... mas assim que vi a Maja desnuda de Goya..acordei! Percebi que estava no PRADO... Putz...
Para os amantes de Goya,é uma maravilha, tem todas as fases, das pinturas para tapeçaria real até sua fase negra.
As Meninas de Velazques ... e asTrês Gracas de Rubens, que segundo uma amiga de minha mãe, estas são as 3 “desgraças” porque são gordas e cheias de celulites... hahaha. Mas o bom da arte é esta eterna discussão sobre a estética. O que é belo afinal? Eu mesma vejo uma beleza incrível nesta obra...

Um comentário:

Anônimo disse...

Bueno, también tú ejercías la labor de "espanta chicas " eh ? :)jejejejje