15.3.07

Barcelona XIV - Diário de Viagem






Barcelona, 15 de dezembro de 2006.

Continuando na empreitada de conhecer as obras de Gaudi, fui visitar a Sagrada Família, a catedral que parece ter as paredes de chocolate derretido.
Eu já tinha passado pela fachada mas não tinha entrado. Desta vez consegui uma aliada! Tais que tb esta de partida de Barcelona, resolveu conhecer tudo o que não visitou nos 7 meses que morou aqui. Hehe E claro que tem coisas que ela não faz a menor questão de conhecer e vai embora sem ter noticias de como é..tipo o MACBA, o MNAC, museus e cia. Mas em compensação, ela conhece todos os bares e calles... e as pessoas mais legais de Barca! ☺ Hahah Tais é uma figura!
Mas fomos lá e nos divertimos tirando mil e uma fotos. A catedral está eternamente em construção. Já virou até marketing isso. Gaudi morreu antes de terminar a obra e deixou apenas seus estudos do projeto. Agora a Catalunya tem uma obrigação a ser cumprida que é terminar a obra de Gaudi. Mas isso vai durar ainda muitos anos!
O mais legal da Sagrada Família é subir nas suas torres e ver Barcelona lá de cima. Aliás, tem muitos pontos em que se pode ver toda a cidade.. Lá do MontJuic... da Pedreira... do terraço do apartamento do “uruguayo” (hehe)... mas a vista mais bonita é do alto das torres da Sagrada Família! Fora que a escadinha em caracol que o louco do Gaudi fez é bárbara... parece que está entrando num grande caracol, ou num redemoinho...ou na “angústia” dele (já li que a espiral é símbolo da angústia).

Eu estava lá em cima da Sagrada Família quando meu celular tocou e era a Eryka, dizendo que a chefe dela precisava de um “canguru” (como eles chamam as babás) pro final da tarde, pegar as crianças no colégio e ... se eu não estava interessada!
Eu topei, claro..uns eurinhos a mais iam bem!
Ainda deu tempo de passar no Hospital Sant Paul, que é um hospital do século XV, mas foi ampliado no fim do século XIX pelo arquiteto Luís Domènech i Montaner, que depois de Gaudi,é um dos mais respeitados em Barcelona. O hospital não tem cara de hospital,é lindo! E é ponto turístico ☺

De lá corri pra chegar no local onde ia buscar as crianças.
Era uma menina de 8 e um menino de 7.
Uns amores. Peguei eles e levei pra casa. Eu brinquei com eles de desenho, servi lanche e fiz até brigadeiro. Eles não conheciam e adoraram. Eu adoro fazer brigadeiro pra esses gringos! Fico abismada de como eles nunca provaram. Pra mim é o doce mais gostoso e mais fácil de fazer do mundo! Ninguém merece morrer sem experimentar!
As crianças ficaram minhas fãs..claro..só brinquei e ainda fiz doce... hehe
Ganhei 36 euros, 6 euros por hora...

Tava feliz da vida até perceber que minha carteira havia desaparecido da minha bolsa!
Puta merda! Meu passaporte, minha “tarjeta” de banco, meu ingresso pra Palau da Musica... e ainda uns 50 euros! Mais do que eu havia ganho no dia de trabalho como “canguru”! Que lama!
Passei o fim de semana de mau humor... tive que ir na polícia... dar queixa... perdi minha entrada pro palau da música... que SACO!

Domingo as meninas vieram me visitar e me tirar de casa porque viram que eu tava borocochô. A Erica e a Tais me carregaram pra “Bikini”.
A Erica acabou não entrando, mas eu fui com a Tais conhecer a famosa boate brasileira, onde o Ronaldinho gaúcho vai batucar de vez em quando!
Lá é bem farofa. Tem mulata dançando... grupo de pagode... mas eu me diverti....ver a brasileirada toda cheia de orgulho de ser verde-amarelo!

Na segunda-feira fiquei arrumando as malas e comecei a me despedir do apartamento da Bia... afinal... foi mais de um mês ali... já estava afeiçoada a ele .☺

Na terça fiquei preparando brigadeirinhos pra levar pro Ivan e a noite saí pra me despedir das meninas...afinal era a minha última noite em Barcelona...
Fui com as Ericas para a Champagneria..
A Champagneria é um bar de tapas que eles fazem uma promoção. A cada dois bocadillos ou tapas, eles oferecem uma garrafa de cava. Lotaaaaa. Ficou famoso entre os estudantes duros de Barcelona. Ou seja... tá todo mundo lá... hehe
Eu me diverti...tinham uns gringos bem gatinhos e depois de três taças de cavas... uau... tava tudo lindo mesmo!

Rimos muito... prometemos amizade eterna...e fui dormir minha última noite na casa da Bia.

Na quarta-feira eu fui almoçar com o Oi pra me despedir dele...
Já estou com saudades!
A Erica, docinho, me levou no aeroporto....muito fofa... Me ajudou a carregar todas as tralhas metro abaixo até chegar ao aeroporto.
E lá fui então... pra mais uma aventura... A capital me aguarda!

Nenhum comentário: