15.3.07

Asturias (Norte de Espanha) - Diário de Viagem










Astúrias, 23 a 25 de Dezembro de 2006

Fomos em ônibus. De noite não deu pra ver muito bem a paisagem, mas ao longo do caminho dava ver uns castelinhos medievais ao longe... E o mais legal era eu enlouquecendo a cada vez que via um, e o Ivan sem dar a mínima bola. Para o europeu, este tipo de coisa é muito normal, não tem novidade.
Chegamos em Astúrias, que é uma comunidade autôma, assim como tem a Catalunia, Andalucia etc
Astúrias fica bem ao norte da Espanha e é formada por muitos pueblos e sua capital Oviedo.
Eu fui para Ujo, o pueblo do Ivan e seus amigos que vivem com ele em Madrid.
Quando eu contei para o Oiram que ia pra um pueblo em Astúrias... ele só disse: uuuiiii !!!
Eu só fui entender o "uuuiiii" do Oiram quando cheguei no pueblo!!
Um pueblo não é apenas uma pequena cidade, é mais exatamente um micro vilarejo. E no caso de Ujo, é um micro vilarejo de 2 mil habitantes. Pra se ter noção do que é isto, Ujo só tem 3 bares! Sendo que todos os jovens só vão a dois!
O que acontece é que eles, os jovens, crescem juntos, frenquentando as mesma escola, os mesmos bares, quer dizer, O mesmo bar... hehe e ficam todos muito amigos, unidos como uma grande família. Isso é muito bacana.
Os pueblos são todos colados um no outro e são todos próximo a Oviedo, afinal, a região não é tão grande assim. E Oviedo já tem opções de discos, outros bares... hehehe Então todos acabam saindo no fim-de-semana na capital.
Astúrias era uma região mineira de exploração de carvão, a maior riqueza dali. Praticamente todos os habitantes trabalhavam pra empresa de minas do estado, que há alguns anos fechou e deixou muitos aposentados e jovens sem muita opção de emprego. Então os jovens depois de se formarem vão buscar oportunidades em outras cidades, como foi o caso dos 4 que estão lá em Madrid.
Então, chega a época de Natal, todos os jovens que estão morando fora, voltam pra lá para passarem as festas com suas famílias e todos se reencontram no velho bar... 
Como cada região da Espanha, lá eles tem suas peculiaridades: suas próprias tradições e sua própria língua.
O asturiano não é língua oficial como o catalão é na Catalunia, tanto que existem algumas escolas que ensinam e outras não. Mas o povo é tão regionalista quanto os catalães. Na verdade, se dizem nacionalistas. Porque, segundo eles, Astúrias é que é a verdadeira Espanha, afinal foi a única região que resistiu ao domínio árabe.
Quando ouvi isso fiquei quieta, mas pensei...que lástima... o que mais me encanta na Espanha são as heranças de arquitetura islâmica... Acho que preciso mesmo ir pra o sul da Espanha... hehe
Mas o encanto de Astúrias é seu paraíso natural. Uma região de montanhas e lagos e uma costa com praias que muitas vezes o acesso é inviável pelas grandes muralhas de rochas.
E de fato é belíssimo. Eu andei por toda a região e pude apreciar...mas isso foi no domingo. Antes de passear pelos verdes vales, os pais do Ivan me levaram para visitar a capital, Oviedo.
Oviedo me impressionou.Tudo muito "arreglado" (organizado) e limpo... muito muito bonita.
E tem uma Igreja, a ..... que eu me apaixonei!
Em um dia, se pode andar por toda a cidade e conhecer tudo... Não é grande, mas tem bastante opções de lugares para admirar ou sentar para comer uma "fabada" (que seria mais ou menos tipo a nossa feijoada, mas o feijão é graúdo e branco) e beber a Sidra...que é produto típico da região.
Fizeram uma estátua do Wood Alen em sua homenagem, pois ele, após visitar a capital, fez uma declaração de que Oviedo seria uma cidade tão encantadora que parecia nem pertencer a este mundo... Lógico que eles aproveitaram os dizeres para colocar numa placa em bronze, junto a estátua muito divertida.
A noite fomos a uma disco... e ai eu entendi porque Wood Alen gostou tanto de Oviedo ... é que tem tanto homem feio que ele não se sentiu deslocado ... hahaha Brincadeira!! Até que tem alguns gatinhos... mas a grande maioria... uiii...

No domingo, véspera de "Navidad" (Natal), Ivan combinou um passeio com um casal de amigos, Ivan e Suzana. Eles nos pegaram de carro para nos levar até a região dos Lagos. Passamos por vários e vários pueblos.É muito lindo apreciar a paisagem. Uma vegetação de verde intenso... entre as montanhas, várias casinhas de pedras... entre ruínas de construções medievais e muitos "Oreos", uma construção típica asturiana que na verdade são armazéns para comidas (eles constroem uma casinha que fica suspensa no alto sustentada por quatro bases como se fossem palafitas, para poder armazenar a colheita longe dos animais)
O rio... atrai no verão pessoas para se aventurar em canoagem.... Existe muita prática de esportes radicais tipo escalada, ..........
Passamos por Convadonga, onde tem a catedral belíssima e uma escultura de Pelayo, o herói que resistiu aos árabes... E também uma capelinha que fica numa gruta no alto de uma montanha... muito charmosa...

Subimos pelas estradas nas montanhas e passamos pela costa onde pudemos apreciar o mar (de longe porque o frio não tava brincadeira) e um mirador onde se via montanhas a perder de vista... Até que fomos nos aproximando dos Lagos... e ai começou a minha alegria, porque comecei a ver neve pela primeira vez na vida!
A medida que íamos subindo, ia aparacendo na beira da estrada uns resquícios de gelo... E quando chegamos no Lago Enol... Nossaaaaa... Uma paisagem de cartão postal. O lago (pequeno) no meio de montanhas com picos em neve... e um verde intenso na base... e em volta do Lago estava branquinho de neve!
Não estava nevandooooo... mas pra quem nunca viu neve na vida, foi a maior emoção do mundo! Eu fiquei tão feliz.... e eles riam de mim! Era bizarro pra eles ver alguém com aquela reação. Eles me diziam, mas como você nunca viu neve na vida? E riam... Acho que é a mesma coisa se um dia eu ver a reação de alguém que vê o mar pela primeira vez, será divertido.
Eu fiz a foto da minha primeira pegada na neve... e pedi pra fazerem meu vídeo de "primeira vez na veve" que acabou sendo o vídeo da minha primeira caída na neve hehehe Foi bem “vídeo cacetada”... eu tava lá toda sorridente e de repente...puf...caí... e quando estava me levantando... puff de novo... Acho que eles se divertiram bastante comigo naquele dia!

Bueno... por la noche era a "nochebuena" a noite de véspera de Natal. A mãe do Ivan preparou a entrada com muito jamos...uma ceia com camarões enormes (tradição no Natal para eles).... e muitos e muitos torrones de sobremesa.
Na Espanha toda se comem os torrones nesta época e os presentes são trocados apenas em Dia de Reis.
Achei legal o negócio de ninguém trocar presentes na noite de natal porque ai eu senti menos a falta de estar em casa hehe
Depois da ceia, fomos encontrar a galera no Bar de Ujo.
Foi divertido. Todos nos bar se conheciam e faziam uma grande festa... todos servindo a Sidra, da maneira tradicional... com uma mão se coloca o copo mais abaixo possível e com a outra mão se coloca a garrafa no alto, mirando o copo.... o importante é que se tenha este espaço para a bebida cair com força no copo, e tem que ser bebida imediatamente para não se perder o sabor! Já viu que um monte de "borachos" fazendo isso é uma beleza, né? Espirra Sidra pra tudo quanto é canto e vira uma verdadeira brincadeira de mira ao copo.... quem consegue acertar, se sente vitorioso....
Fora que todos se abraçam, cantam músicas que só eles entendem, e comemoram o reencontro como adolescentes.... muito bacana!

Nenhum comentário: