12.10.06

Roma VII




Roma, 12 de outubro de 2006...quinta-feira...

(lembrem-se: to sem acento, to sem acento...)

Acordei cedo, quase 8 horas...
Mais um dia de metro... e muita disposiçao pra andar pela cidade e ver os pontos turisticos!
Hoje fui sozinha!
Vamos enfrentar a fila da Capela Sistina!
Vcs acham que e brincadeira?
Alguem ja assisitiu o filme Eurotrip? Quem ja viu, lembra da cena que eles pegam uma fila mais do que quilometrica pra ir ao louvre? Pois e... Algo do genero!
Um fila que dava volta no quarteirão, quase que no Vaticano inteiro! Mil grupos de turistas do mundo inteiro mas, lógico, muito mais de japoneses! Ainda mais que foram eles que pagaram pela restauraçao da capela Sistina...
Bom, coloquei meus fones de ouvido, do meu MP3 player, Jack Jonhson pra relaxar, e fiquei lendo meu mais novo livro: o guia de ROMA :)
E distraida e entretida, nem me dei conta do tempo passar e ja estava na hora de entrar! Que bom!
12 euros pra entrar! Ai...
Depois, mais 6 euros pro foninho de ouvido que relata a visita... Dispensei!
A gente entra em varias galerias antes de chegar na tao famosa Capela Sistina.
Passamos por um corredor enorme com estatuas romanas e uma galeria so de Tapeçaria (acho que de 1500 ou coisa parecida)... Todas com motivos biblicos (vi muitas representando o episodio que Herodes manda matar todos os primogênitos porque queria matar o menino que nasceu e que seria o Rei dos Judeus...).
Depois, uma bela surpresa: a Galeria dos mapas Geograficos de 1580 a 1583! Sao varios paineis gigantes pintados com o desenho cartografico da epoca, especialmente da ocupaçao da Igreja! Muito lindo! deve ter sido importantissimo para os historiadores comporem o contexto da epoca! Fora que sao realmente lindo!
A visita passa por varias salas do Vaticano onde tem frescos e frescos nas paredes e abobadas, ate que chegamos nas principais salas que sao as salas de RAFAEL, realizadas no inicio de 1500 para o papa Julio II, que quis completar a decoraçao dos seus aposentos! Pense no luxo! E sao lindas mesmo!
Bom, depois de muitas e muitas salas, galerias, chegamos a tao esperada CAPELA SISTINA!
A capela e inteirinha pintada, ate partes que juramos que sao cortinas ou colunas, depois vc ve que e pintura!
Ela consiste em 12 paineis de frescos nas paredes: a esquerda a vida de Moises e a direita a vida de Jesus pintadas por varios artistas...
As paredes sao dividas em 3 partes: a primeira e toda pintada como se fossem cortinas... depois vem os paineis (os 12) e depois os papas (ou serao bispos?) que sao pintados como se estivessem em camarotes ali.
A obra-prima mesmo e o JUIZO FINAL, que fica atras do altar... E ha todo o fresco da abobada que conta a Historia da Criaçao que foram pintadas por Michelangelo.
Olha, eu confesso que fico meio tonta com estes frescos nas paredes e abobadas... E da um torcicolo ficar olhando pra cima pra ver que eu vou te contar!
Existem uns bancos nas laterais da capela, eu me sentei num deles e fiquei escorada, olhando pra cima por quase uma hora. Eu devia ter levado um colchonete :)
Tem dois momentos do fresco da abobada que eu gosto mais: A Criaçao de Adao (onde Deus estica o dedo pra incutir o sopro vital em Adao) e a Expulsao de Adao e Eva do Paraiso. Eu ja conhecia bem dos livros de arte pq inclusive estas duas passagens sao as mais famosas.. Mas ao vivo, e tao maravilhoso que vc fica boquiaerto!
Eu preferia na verdade que fossem dois enormes quadros e que eu pudesse apreciar na vertical, sem ter que ficar esticando meu pescoço... Mas de fato os frescos tem seu valor pela grandiosidade!
E impressionaram tb as figuras de nus, nas mais variadas poses que ficam em volta de cada passagem do fresco da abobada, as figuras sao homens que se seguram em tecidos enrolados em colunas de marmore (tudo pintado!) e, de alguns angulos que vc ve, parecem pessoas de verdade que estao ali penduradas... E muito perfeito!
Bom, saindo de la, passei mais uma vez bem rapidamente na Basilica de Sao Pedro e estava acontecendo uma missa (infelizmente nao era com o Papa). Tinha um coral cantando... nossa... foi algo verdadeiramente divino!

De la fui encontrar com a Chiara, uma italiana, filha de um destes Generalos que falei anteriormente. Almoçamos um PANINO :) sanduiches que eles fazem para lanches. Com BRESAOLA (eu achava que era presunto de parma, mas este que comi nao e presunto, e tipo um rosbife, sei la, mas parece com presunto.)
(Vou escrever depois um outro relato so sobre as coisas da Italia que tenho observado!)

Depois do almoço, fui andando para o Largo de S. Susanna, onde tem a Igreja S. MARIA DE LA VITTORIA, que abriga a famosa escultura do Bernini: O EXTASE DE SANTA TEREZA. Maravilhosa! (Vevs, esta visita foi por vc!)
Esta escultura nos estudamos muito em Historia da Arte, pq o Bernini colocou o extase da Santa de uma fora que existe a leitura que o extase espiritual e na verdade um gozo, e tem uma dubiedade a respeito deste gozo, sendo um gozo carnal x espiritual! Existe a passagem (texto) sobre S. Tereza em que ela descreve o extase por meio do encontro com um anjo que aparece pra ela e a flecha, fazendo ela sentir uma dor que depois se transforma em extase... A escultura e exatamente o anjo aparecendo com a flecha, e ela com expressao de gozo... A escultura e belissima!

Bom, de la fui pra PIAZZA BARBERINE, que e pertinho, onde tem mais uma FONTANA, a FONTE DE TRITAO, de Bernini tb. E fui ao PALACIO BARBERINI.
Qd eu cheguei la, eu nao tinha mais dinheiro, pq fui gastando ao longo do dia. Fui com a intençao apenas de me informar quanto era pra entrar e se tinha como agendar a visita ( pq a Galeria Borghese vc tem que agendar antes a visita!).
Chegando la, o mocinho da bilheteria foi super simpatico e perguntou de onde eu era e se eu era estudante. Eu disse que era braziliana e que estudava artes. Ele sorriu e falou : Ahhh Braziliana!...
Imprimiu o bilhete de entrada e me deu, disse que eu podia entrar de graça (ele imprimiu um bilhete de estudantes que nao pagam!). OPA! Economizei 5 euros e nao perdi a viagem!
La dentro, muitos quadros!
A FORNARINA de Rafaelo Sanzio, uma obra-prima em que o pintor retratou sua amante, a padeira :)
E... MAIS CARAVAGGIO!!!!!
Simplesmente eu vi ao vivo e a cores (e que cores!) a JUDITE E OLOFERNE :) e o NARCISO :)
Puxa...
Depois deste dia super cansativo, mas explendido, eu voltei pra casa, comi meu jantarzinho italiano com MEZZARELA DE BUFFALA, tomei banho de banheira com espuma :) e vim aqui escrever pra vcs...

Bom... Beijos com saudades de todos...
Amanha escrevo mais... (preciso contar dos programas de tv aqui da Italia!)

Lara

Nenhum comentário: