25.10.06

Napoli II - Diário de Viagem




Napoli, 25 de outubro de 2006 – quarta-feira

Peguei trem cedinho de Caserta pra Napoli.
Queria ver uns Caravaggios que tinha num museu chamado Capodimonte. Peguei ônibus e quando cheguei lá... fechado! Putz... como eu ia saber que logo quarta-feira eles fecham o museu!
Peguei um ônibus pra voltar pro centro e... peguei do lado errado! Fui parar no subúrbio de Napoli... caramba!
Outro ônibus pra o centro... passei umas duas horas andando de ônibus!
Quando finalmente cheguei no centro, fui procurar a “Cappella San Severo”, que tem o famoso “Cristo Velato”, uma escultura que não tem como descrever a beleza, so vendo... (e esculpido no mármore o cristo deitado com um véu por cima... incrível! você vê um véu bem fininho em cima do corpo... no mármore!!). Quando cheguei na capela... 6 euros pra entrar! (ai eu perguntei se não tinha um desconto pra estudante... "Io sono braziliana..." hahah. Ai o cara perguntou quantos anos eu tinha... a primeira coisa que veio na minha cabeça: 22! Ele falou; então me paga só 4 euros! Hahaha
A Capela e uma das coisas mais linda que eu já vi. Ela e bem pequena, tem um fresco grande e mais de 20 esculturas (grandes, de tamanho maior que o natural) em mármore!
Ela foi construída em 1590, mas em 1750 acrescentaram varias esculturas, inclusive o “Cristo Velato” que é do Giuseppe Sanmartino.
E tem uma outra do Queirolo (eu nem conhecia, você conhecia Vevs?), que eu simplesmente me apaixonei! Tem um homem enrolado numa rede de pesca... (tudo em mármore) e você jura que esta vendo uma rede de corda mesmo! A rede simboliza o pecado, que o homem tenta se livrar... e tem um anjo auxiliando o homem, o anjo esta em cima de um globo, representando o mundo, e o globo tem os continentes desenhados da forma que eles, naquela época (1700-1800) tinham noção de como era... muito lindo, muito fantástico, muito CARAMBA! O que estou vendo? E real? Nossa...
Fiquei um tempão na capela... fiz valer os 4 euros!

De la sai procurando a tal famosa rua dos artesãos de pastores (dizem que no Natal e lindíssimo porque eles exibem mil presépios enormes pelas ruas).
Achei... nossa... lindos, lindos... ah tem também o Puccinela (acho que é assim que escreve, não tenho certeza), um personagem tradicional em Napoli que usa uma roupa de algodão branca e uma mascara preta... eles fazem mil bonecos deste Puccinela...

Bom... lá no centro de NAPOLI, entendi porque em Roma todo mundo falava mal da cidade.... a cidade mesmo é toda muito suja e mal cuidada! Muito decadente. Aqueles prédios antigos que seriam lindos se conservados... todos imundos, arruinados... Tem uns becos que dão medo! E à noite lá é ponto de drogas etc... Uma pena! Tinham que fazer um projeto de revitalização da área. Lembrei muito do Pelourinho, em Salvador... que era acabado também e eles revitalizaram e ficou lindo!

De lá procurei a pizzeria Trianon, que é a mais antiga, a mais tradicional, porque eu queria comer a pizza mais tradicional da Itália! Mas quando cheguei lá, a pizzeria estava fechada... Só abriria mais tarde e lá é meio perigoso mesmo a noite pra eu ficar lá dando bandeira sozinha, então voltei pra Caserta, mesmo porque eu tinha que me arrumar, porque o Vincenzo ia me pegar pra me levar numa festa que a mãe dele me convidou de uma filha da amiga dela... uma festa de 18 anos (lá ao invés de comemorarem os 15 anos, que nem no Brasil, como data mais importante, eles comemoram os 18 anos pela maioridade!)

Me arrumei... eu estava morta de cansada... mas ... vamos lá...
O Vincenzo me pegou... (ai ele é tão fofo!)

Fomos pra festa... (ele fica todo sem jeito na frente dos pais... ele é um pouco tímido....) heheh me senti a namoradinha!
Gente... tocaram musica eletrônica e depois musica latina, uns merengues que eu já conhecia hehehe! E todos ficaram fazendo coreografia... achei engraçado...

Saímos cedo da festa e ele me levou para um "giro"...

Nenhum comentário: