10.10.06

Roma IV

Ola ...

Hoje, segunda-feira, dia 10 de outubro de 2006....

Fui ao Vaticano para conhecer a Basilica de Sao Pedro.

Eu ja tinha lido que ela era gigante... mas eu nao tinha ideia do quanto!

A Basilica e larga... e tem uma cupula belissima e esta cupula e especial... so ela tem 136 metros de altura.

A gente qd entra na Basilica percebe que ela e enorme... mas nao tem noçao da altura da cupula..e do quanto ela e enorme... Mas a gente pode subir pra ir la no alto da cupula... Enfrenta uma pequena enorme fila... mas vale muito a pena. Alias, foi o que eu mais gostei.

Eu fiquei na fila por sei la quanto tempo, acho que foi mais de uma hora. E qd chegou na hora de subir, tinha que pagar 7 euros... Eu tinha deixado minha mochila com o Generalo Paolo (quem esta me hospedando) e eu fiquei desesperada... eu ia ter que voltar sem subir na cupula pq nao tinha os benditos 7 euros... Mas eu estava no Basilica de San Pietro, ne... tinha que acontecer uma providencia divina! entao surgiu um casal de americanos que perceberam que eu estava angustiada.. e se ofereceram pra pagar meu ingresso... e eles nem aceitaram que eu pagasse de volta depois! :)

A gente sobe... sobe... e qd pensa que esta chegando.. vem mais subida!

A gente chega entao na primeira parte, na base da cupula. La vc entra na cupula, dentro da Igreja, tem um cercado e vc pode dar a volta em torno dela (la de baixo, ninguem percebe que existe este cercado e muito menos que tem gente andando la em cima). Ali vc percebe que aquele anjinho que a gente ve la de baixo, no cantinho de uma das figuras desenhadas, na verdade e gigante, com dimensao maior que a de um homem. E mais: vc percebe que na verdade nao sao pinturas, nao sao afrescos.... E tudo mosaico! Toda a cupula tem a altura de um palacio romano! E incrivel!!!!!! Absolutamete incrivel!!

Fiquei apaixonada!

Entao a gente sobe mais um pouquinho, pra ir no topo da cupula, pela parte externa... agora vem varias escadinhas em caracol e as paredes sao curvadas ao redor da escadinha. Vc vai percebendo o formato da cupula... E uma engenhoca muito doida!

Qd chega la em cima, vc ve toda a Roma... Uma vista deslumbrante e ve a praça de Sao Pedro do Vaticano, uma visao absolutamente linda!

Eu ainda nao comprei minha tao sonhada camera digital (pq estou aguardando pra comprar uma profissional) e estou andando com a camera que o Generalo Paolo me emprestou. So que a dele e daquelas amadoras antigas, nao e digital, e de filme! Eu qd estava la em cima da Basilica, estava sozinha e pedi pra outro turista que estava la pra ele tirar uma foto minha la... Ele pegou a camera e nao sabia como fazer! Ate que ele descobriu que tinha que colocar o olhinho la no buraquinho... hahaha! Ninguem mais sabe usar uma camera comum! As digitais tomaram conta mesmo! heheeh

Bom ja contei da cupula...

Acham que e so isso?

La dentro da Basilica tem nada mais nada menos que a PIETA, o sonho dos meus sonhos! a escultura mais linda do mundo (ou uma das mais) esculpida toda em marmore por Michelangelo qd ele tinha apenas 25 anos, para o jubileu de 1500.

Mas olha, e uma pena, eles cercaram a Pieta com vidro, a gente nao pode chegar perto. Se quiser ve-la de perto, leve um bom binoculo ou entao tera que ver nos livros! Que raiva que fiquei. Aconteceu quase a mesma coisa com o MOISES de Michelangelo, que nao esta cercado com vidro, mas esta cercado de uma forma que ninguem se aproxima! Maldito turismo que faz com que cerquem as nossas preciosidades! (como se eu nao fosse uma mera turista, ne?)

Mas eu vi ao vivo, isso que importa. A sensaçao e outra e e emocionante de qualquer forma.

Tem tb a escultura de bronze de Sao Pedro, e todos passam por ela e acariciam seu pe, que ja esta liso, como se tivessem lixado a escultura... Muito doido ver que o fato de milhares de pessoas tocarem o pe da escultura, o bronze foi ficando daquele jeito!

O altar BALDAQUIM gigante, sustentado por colunas em espiral, com ornamentos em bronze, de BERNINI (o mais genial arquiteto do barroco italiano), foi colocado em cima do tumulo de sao Pedro.

E como ja disse antes, sao incriveis os marmores.. Toda Igreja que vc entra (e haja Igreja!) tem todo o piso, varias colunas revestidas e varias muretas e paredes com os marmores, formando desenhos geometricos... LINDOS.... e nao sao os marmores que costumamos ver.. sao marmores que so existem ali pq ja acabaram no mundo! So o marmore ja e uma obra de arte.... cada um de uma cor e com um desenho dele proprio... E como se nao bastasse o marmore ser lindo de morrer...ele esta talhado e colocado de uma forma que completam desenhos. E uma riqueza que vc se perde, vc nao sabe pra onde olhar!

Em cada cantinho tem um coisa pra ver, uma escultura de marmore, um desenho geometrico de marmore colorido, uma escultura em bronze, um ornamento barroco, um afresco do QUATTROCCENTO Italiano, um mosaico bizantino... nossa... ARF....

A gente percebe porque estas igrejas demoravam mais de um seculo pra ficarem prontas e vc percebe tb a mistura de estilos justamente por terem passado por varios periodos em construçao.

Comprei um REGALO para minha vovo e, claro, pra minha mamae e pra minha Tia Nina no Vaticano! :) Nao tinham terços abençoados, mas acho que so de ser do Vaticano, ja tem um valor sentimental, ne?

Dopo...

Fui numa TRATTORIA. Vcs sabem o que e uma trattoria? E tipo um RISTORANTI, mas de outro nivel. Com comidas menos sofisticadas, tipo PIZZA :)

Te tb aqui a OSTERIA, que e um lugar onde servem-se queijos e vinhos. Imagine que coisa deve ser! Os queijos e vinhos italianos!! MAMA MIA!

Gente, estou comendo muzzarela de bufala quase todo dia e, como tb ja disse, nao e nada semelhante com a que temos ai. Ela se desmancha na boca!

E dopo... sai pra dar um passeio de SCOOTER (uma motoca que quase todo mundo tem aqui em Roma) pela cidade de Roma!

As scooter estao para a Italia assim como as bicicletas estao para a Holanda!

Porque aqui as ruas sao estreitas e o trafego e terrivel. Os carros param e ninguem anda, fora o problema pra estacionar... Entao, todo mundo prefere andar de motocicleta e as mais usadas sao as scooter.

Gente foi muito legal!

Mas com quem eu andei de scooter??

Bem, este e um capitulo a parte!

Meu pai tem alguns amigos GENERALOS, ou seja, generais das forças armadas italianas. Eu estou hospedada na casa do Generalo Paolo Rao e um outro generalo amigo do meu pai, falou de mim pra um capitao que serviu com e ele e pediu que me ligasse. Marquei um encontro na cidade e ele foi me pegar pra andar em Roma. (ando me sentindo escoltada pelas forças armadas italianas heheeh)

Agora, imaginem um ragazzo italiano de 37 anos, capitao, com uma jaqueta de couro, andando numa scooter... Eu me senti num filme italiano! hehehe

Ele andou pelas praças, me mostrou a Vila Borguese, e fomos tomar um GELLATO :)

O nome dele e Joseph, aqui apelidado de Pino.

Ele e muito extrovertido e brincalhao, tipicamente italiano.

Disse que vai me apresentar a NOCCE TRANSVERTIDA. Acho que foi isso que ele disse.

Acho que ele quis dizer a noite transviada! Hahaha! Marcamos de sair a noite amanha, ele vai me levar num bar ou numa discoteca e me apresentar os amigos dele.

Mas calma, meninas! Ainda nao e por este italiano que vou me enamorar... achei ele muito atirado pro meu gosto! Agora mais do que nunca vou ser muito seletiva!

Mas pra amigo esta otimo, estou precisando sair e ver gente se divertindo!

E muito engraçado a gente se comunicando! Ele PARLA PIANO, eu tento compreender o que ele diz.. Qd eu nao entendo, peço pra ele falar em ingles (e o ingles dele e horrível, me senti fluente!) haahaha eu falo em inglês, tento falar em italiano... e uma confusao, mas a gente se entendeu!...

Por hoje e so....

Devo comprar minha camera ainda esta semana e vou fazer mil e uma fotos pra ilustrar meu diario!

Adesso... um bacio!

Lara

Nenhum comentário: