11.10.06

Roma VI

Um detalhe: As vezes eu mando e-mail pelo GMAIL, tenho o hotmail para o MSN, mas qd vcs forem me escrever, eu prefiro que me mandem para o uol porque e o que eu mais uso! OK?


Hoje, quarta-feira, dia 11 de Outubro de 2006... (continuo sem acento!)

Fui a Galeria BORGHESE, na VILLA BORGHESE.

A Vila Borghese e na verdade um imenso parque com um belo palacio. Ele pertence a familia Borghese, que foi de um principe riquissimo. Hoje o palacio abriga uma coleçao desta familia de nobres, que tem umas obras de arte assim tipo umas esculturas de BERNINI, estatuas do Imperio Romano, pinturas de Rafael e de CARAVAGGIO.... so coisa assim deste nivel, sabe?
A Galeria e linda!, ou seja, o palacio ja e lindo por natureza. Ele e de 1608, um barroco bem palaciano. As paredes e tetos pintados, muitos afrescos... e claro, muito marmore!! :)
Mas a coleçao desta galeria e absolutamente incrivel! Sao varias salas repletas de obras, muitas esculturas e pinturas! Logo numa das primeiras salas, tem a escultura PAOLINA BORGHESE BONAPARTE (que era a irma de Napoleao que posou para o escultor) em vestes de Venus, esculpida em marmore por CANOVA em 1805. Pesquisem na internet pra vcs verem a imagem!
E incrivel! Ela esta deitada numa especie de diva... o colchao e as almofadas onde ela esta escorada, vc jura que sao de verdade, mas elas sao MARMORE esculpido. Muito incrivel!
Olha, eu sempre fui apaixonada por escultura, e meu maior idolo claro era Micheangelo, mas aqui eu me rendi ao BERNINI.
Gente, vcs nao tem ideia do que sao as escultras! A delicadeza, o realismo, movimento e a beleza!
Incrivel porque em cada sala, tem uma escultura central que nos chama mais atençao (em geral as do Bernini) e ao redor, varias estatuas do Imperio Romano, datadas por volta de 1 seculo d.C. Então, nos percebemos exatamente que os renascentistas (como Miguelangelo) e os barrocos (como Bernini) se inspiraram sim nas esculturas greco-romanas, mas eles superaram de tal forma, com muito mais graça, esmero e sei la... so vendo!
As esculturas romanas sao lindas, mas elas nao sao estonteantes como estas que estou falando. Claro que tem o desgaste de mil anos ai... O marmore nao tem o mesmo brilho e elas estao desgastadas mesmo... mas nao e so isso.
Bom, nesta galeria tem varias do Bernini: DAVID, APOLO E DAFNE (a mais linda de tooooodaaass! Estou apaixonada! Queria ela pra mim! hehe que egoismo, ne? Mas ja pensou? Poder olhar pra ela todos os dias?? aiai...), RAPTO DE PROSERPINA (e uma das mais incriveis...).

Bom... vamos as pinturas. Vamos ver o que eu lembro de contar, pq sao muitas! Tem la O AMOR SAGRADO E AMOR PROFANO de Ticiano, a DEPOSIÇAO de Rafael...
Os CARAVAGGIOS que pertencem a galeria nao estavam todos la, acho que sairam pra matutençao ou pra uma exposiçao fora... fiquei triste pq queria muito ver DAVID com a CABEÇA de GOLIAS, uma das minhas preferidas e que pertence a esta galeria, mas nao estava la em exposiçao.... Buaaaaaa
Mas eu vi MADONNA DEI PALAFRENIERI (Virgem dos Palafreneiros) que e uma tela enoooorme! LINDO! Magnifico! Meu Deus, eu vi CARAVAGGIO ao vivo!
Mama Mia!
Que visao!
Vevs, lembrei demais de vc!!!!! comprei um cartao postal do NOSSO Caravaggio pra te mandar, me envie seu endereço pra eu mandar! :)
Vi tambem o auto-retrato como BACO... lindo, mas e uma tela pequena!
Bom tem outras coisas simplesmente belas como alguns pisos em MOSAICO do Imperio Romano descoberto numa escavaçao. Sao figuras que retratam os gladiadores romanos brigando com animais como tigres num estilo sem perspectiva muito bacana!
Outras coisas como mesas (nao me lembro de que seculo) com aqueles marmores coloridos maravilhosos que parecem pedras preciosas, talhados, formando figuras geométricas, num trabalho artistico muito requintado!
Vi quadros assim tb com figuras de vilas romanas talhadas em marmore.... Nossa... lindo!
Bom, tudo e lindo e tudo e de vc ficar de boca aberta... E bobocas que nem eu, ficam emocionadas e choram a cada escultura de Bernini, a cada mosaico, a cada CARAVAGGIO...
La Vita e Bela! E isto que estou aprendendo aqui em Roma... Nao importa o quanto vc esteja triste, vc tem sempre alguma coisa bela pra apreciar e ver que a VIDA E BELA! E mesmo que vc precise chorar de tristeza, vc tb pode chorar de emoçao, porque esta diante de algo tao belo, tao valioso, tao imensuravel como a ARTE! E depois que a gente chora de emoção, vem o sorriso de quem percebeu que vale a pena viver, nem que seja pra conhecer este MUNDO a fora!

Um grande beijo a todas vcs, minhas amigas queridas.
Meu papuxo e mamuxa amados...

Queria que vcs estivessem comigo aqui! De verdade!

Beijossssss
Lara

Um comentário:

Anônimo disse...

Acha que realmente interessa o tamanho de um Caravaggio?